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PROCEDIMENTOS E REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Leia atentamente todas as instruções antes de enviar o seu trabalho científico para o IV Congresso Sul Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrica (IV SBMEDE) e I Simpósio Brasileiro de Ultrassom em Medicina de Emergência (SB-USME).

O seguimento apropriado desses procedimentos será levado em consideração durante o processo de aprovação dos trabalhos.

1. SUBMISSÃO
1.1 Os Resumos e Relatos de Caso devem ser enviados exclusivamente pelo site oficial do evento (https://www.sbmede.com.br) na área destinada à submissão de trabalhos. Não serão aceitos resumos enviados por e-mail ou qualquer outro formato.
1.2. O site de submissão de trabalhos científicos será aberto em 26 de maio de 2023 e encerrado às 23h59 (Horário de Brasília) do dia 21* de agosto de 2023 às 23h59 (Horário de Brasília).
1.3. Submissões adicionais não serão aceitas após o encerramento do site.
1.4. Certifique-se de receber a confirmação por e-mail do seu envio antes da data e hora de encerramento do prazo de submissão.
1.5. Caso não receba a confirmação do envio por e-mail, entre em contato com o suporte sbmede@luizbasso.com.br para obter assistência.
*Prazo já prorrogado, não haverá nova prorrogação

2. INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO ONLINE
2.1. As submissões devem resumir uma contribuição científica (estudos observacionais ou de intervenção) ou relatar um caso ou experiência original na Área de Emergência, e deverá selecionar uma das áreas:

- Assistência;
- Gestão;
- Ensino/pesquisa;
- Ultrassom

2.2. Os Resumos e os Relatos de caso não podem ter sido publicados antes de 16/09/2023.
2.3. Ao realizar o envio, os autores atestam que o material não foi apresentado ou publicado e que não será apresentado ou publicado em outro evento antes da apresentação no IV SBMEDE e SB-USME.

2.4. As submissões estão limitadas a 2.900 caracteres (incluindo espaços), mas não incluindo título ou autores.
2.5. Para relatos de casos, incluem o corpo do texto e a primeira referência, mas não as referenciais subsequentes.
2.6. Os Relatos de caso podem incluir imagens sem penalidade na contagem de caracteres (as imagens não serão publicadas).

2.7. Serão aceitos no máximo 2 trabalhos por pessoa como primeiro autor e o número máximo de autores/coautores é de 6 por trabalho.
2.8. 
O apresentador do trabalho deve estar obrigatoriamente inscrito no evento.

2.9. Não serão aceitos trabalhos com colocações como: “os resultados serão apresentados” ou “os dados serão analisados, etc.
2.10. Todos os trabalhos submetidos ao IV SBMEDE e I SB-USME devem mencionar a aprovação por um comitê de ética em pesquisa com seres humanos (CEP), ou se for o caso, de comissão de ética no uso de animais em experimentos (CEUA), exceto os relatos de caso, que devem citar a liberação da instituição onde foi realizado.

3. POSTÊRES: A confecção do pôster deverá ser em lona e a fixação dos banners no local será realizada por cada apresentador responsável, em horário a ser divulgado posteriormente.
Confira abaixo as normas para elaboração e apresentação de seu trabalho:

3.1. Confecção do pôster:
3.1.1. O pôster será em formato de pôster em lona impressa e deverá ser fixado no local indicado no dia do evento.
3.1.2. O modelo do poster está disponível no site do IV SBMEDE e SB-USME e sugere-se a seguinte estrutura/modelo para descrição dos trabalhos: Introdução, Métodos, Resultados, Conclusões e Referencias e Introdução, Relato de Caso, Discussão e Referências para os Resumos e para os Relatos de caso, respectivamente. 
Clique aqui para baixar o modelo de pôster.

3.2. Formatação:
3.2.1. O arquivo terá o tamanho 90x120 cm
3.2.2. Sugestão de tamanho e fonte: Utilizar fonte Arial nos tamanhos de: 22 pontos negrito para o título, 16 pontos negrito para os dados dos autores e 20 pontos normal para texto. As margens superior, inferior, direita, esquerda devem ser de 1cm.
3.2.3. As figuras usadas devem estar em uma resolução boa, sendo que o arquivo não pode exceder o tamanho exposto acima.

3.3. Legibilidade e recursos:
3.3.1. Utilizar os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público;
3.3.2. Organizar as unidades do pôster de forma lógica, ordenada de alto a baixo ou da esquerda para a direita;
3.3.3. Numerar as unidades na ordem em que se desejar que sejam vistas, ou usar linhas de ligação para guiar o observador.

3.4. No pôster deverá constar:
3.4.1. O título do pôster, que deve, obrigatoriamente, ser idêntico ao título do artigo submetido no site do evento;
3.4.2. Nomes dos Autores (conforme submetido no site) negrito, centralizado, com entidade de filiação; abaixo do título;
3.4.3. Dados do Trabalho Técnico (Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões):
3.4.4. Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas; utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e gráficos possíveis;

3.5. RECOMENDAÇÕES:
3.5.1. Recomenda-se que as ilustrações (fotos, esquemas, tabelas equações) ocupem no máximo 40% da área total.
3.5.2. 
Prepare um pôster que mostre a ideia essencial de seu trabalho de forma didática visando a divulgação científica.

4. 
QUANTO À APRESENTAÇÃO:
4.1. Um autor deverá estar ao lado de seu pôster para apresentá-lo ao avaliador no dia e horário estabelecido.
4.2. Os resumos selecionados deverão ser apresentados sob a forma de pôsteres nos dias do congresso, conforme calendário de dias e horários, a serem informados por e-mail ao primeiro autor;
4.3. 
O apresentador deverá estar presente junto ao poster no período que for determinado para apreciação da comissão científica.
4.4. Deverá ser apto a apresentar o trabalho em não mais do que 5 minutos, assim como esclarecer eventuais dúvidas.

4.5. O apresentador que tiver mais de um trabalho para apresentar, deverá comunicar a comissão científica pois se não estiver presente quando a mesma passar para avaliar, não receberá certificado de apresentação do pôster.
4.6. O Pôster poderá ser confeccionado em português, espanhol ou Inglês, de acordo com a linguagem enviada no resumo selecionado.

4.7. O apresentador do trabalho aprovado deverá estar com a inscrição paga no evento, impreterivelmente, até o dia 15/09.

5. APROVAÇÃO
5.1. Os trabalhos científicos serão avaliados pela Comissão Científica do IV SBMEDE e SB-USME.
5.2. Os autores serão notificados em 08/09/2023 sobre a aprovação do trabalho enviado e os trabalhos aceitos não poderão ser editados após o envio.

5.3. A Comissão Científica poderá optar por selecionar os Resumos e Relatos de Caso como apresentação oral ou como apresentação em e-pôster.
5.4. A seleção como apresentação oral NÃO oferece inscrição gratuita ao evento, e a inscrição de ao menos um dos autores/apresentador é obrigatória em qualquer forma de apresentação.

 

5. CERTIFICADOS
5.1. O certificado será em formato eletrônico.
5.2. Os autores que submeteram seus trabalhos poderão emitir seus certificados no site do IV SBMEDE e SB-USME, 15 dias úteis após o evento.

5.3. A não apresentação do trabalho científico durante o evento implicará em não fornecimento do certificado e não publicação do resumo em edição suplementar do JBMEDE.
5.4. Os resumos dos trabalhos aprovados e apresentados serão divulgados em edição suplementar do JBMEDE – Jornal Brasileiro de Medicina de Emergência.
 

6. PREMIAÇÕES: Os trabalhos submetidos ao congresso poderão ser indicados para premiações, a saber:
6.1. Os primeiros lugares por área temática terão os seus trabalhos na íntegra publicados em edição suplementar do JBMEDE – Jornal Brasileiro de Medicina de Emergência e 01 inscrição por grupo de autores para o V SBMEDE, que será realizado em 2025.

7. DISPOSIÇÕES GERAIS: Situações que não estejam previstas no presente regulamento serão resolvidas pela Comissão Científica do IV SBMEDE e SB-USME.

 

 

Para enviar um trabalho, é necessário realizar sua inscrição.

 

IV SBMEDE - I SB USME - 2023

25 a 28 de setembro de 2023

Porto Alegre/RS

Atendimento

Contato

 sbmede@luizbasso.com.br

 51 3093 2777

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